Características Gerais

Padrão FCI n. 006
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho 58 a 68 cm
Peso 20 a 36 kg
Pelagem longa
Agressividade moderada
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média - Se adapta com facilidade
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Gordon Setter

Este belíssimo cão, com dom indiscutível para caça de pássaros, teve sua origem na Escócia, sabendo-se de exemplares desde 1620, tendo sido muito popular entre os caçadores escoceses.
A raça tornou-se mais proeminente no final do Século XVII, nos canis do IV Duke of Gordon.

O Gordon Setter, apesar das várias semelhanças físicas com o Irlandês e o Inglês se diferencia por ser um pouco mais baixo, com ossatura mais pesada e principalmente pela eficiência nas competições de caça no campo pois mesmo sendo um pouco lento possui um faro excepcional e quando faz o aponte o caçador pode ter certeza quase absoluta de encontrar um pássaro no local.
Essas características o tornam o preferido pelos esportistas, enquanto os outros Setters tem a preferência dos apreciadores de cães maiores e de exposições de beleza.

Uma ampla variação de tamanho passou a ser aceita devido a preferências regionais dos caçadores por cães mais adaptados ao tipo de terreno onde vivem e executam suas tarefas.

Mas suas qualidades vão muito além das já descritas. Ao final de um dia de trabalho ele adora dormir ao lado de seus donos, sendo muito cauteloso com estranhos e extremamente leal com a "sua" família.
O Gordon é uma rara combinação em um mesmo cão de beleza aristocrática, inteligência aguçada, extrema habilidade para caça esportiva e um calmo mas leal protetor da família.

Sua pelagem de ser brilhante, macia e longa, lisa ou levemente ondulada com a cor preta predominante com marcas bem definidas em marrom-dourado ou mogno (acaju).

Sua aparência geral é de um cão belo, de considerável tamanho, musculoso e com estrutura óssea forte, ativo e dono de muito estilo.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!