Características Gerais

Padrão FCI n. 135
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho médio; 44 a 50 cm
Peso 19 a 21 Kg
Pelagem longa
Agressividade moderada
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Suécia

 

Clique para ver

 
Svensk Lapphund

O Spitz da Lapônia (considerado um cão sueco), é particularmente idêntico ao Spitz Finlandês, embora a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheça as duas raças como distintas.
O povo da Lapônia, um grupo nativo do Círculo Ártico, vivia na região que inclui o norte da Noruega, Suécia, Finlândia e até o noroeste da Rússia. Os cães lapões levados ao sul para a Suécia foram chamados de Lapphund e os que foram para Finlândia passaram a ser chamados de Lapphund Finlandeses.

A Lapônia não está distante da área central da Sibéria, local de origem do Samoieda, e os cães pastores da Lapônia apresentam grande semelhança com esses cães.
Os Lapphunds são pastores do tipo antigo dos Spitz Nórdicos. Eram antigamente usados no pastoreio de renas e hoje estão adaptados também à lida com ovelhas e gado.
O Spitz da Lapônia, assim como todos os Spitz, é tão antigo quanto os lebréis asiáticos. Na Suécia a raça foi oficialmente reconhecida em 1944.
Devido ao seu porte médio, coragem, natureza afetiva, eles são muito apreciados como cães de companhia na casa sendo também naturalmente excelentes cães de alarme.
A raça vem crescendo em popularidade também fora de seu país de origem, particularmente na Escandinávia e Inglaterra.

Ele é uma excelente companhia, bom com crianças, amigo, cheio de vida, ativo, valente, porém cauteloso.

A pelagem é dupla, com subpêlo curto, suave e denso. O pêlo é longo, grosso e espetado.

A cor é preto ou fígado sólido, podendo por vezes ter marcações brancas simétricas.

Na aparência geral o Spitz da Lapônia é um cão de porte médio, de perfil quadrado, robusto, com focinho pontiagudo, orelhas pequenas e eretas, cauda de inserção alta e portada enrolada sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!