Características Gerais

Padrão FCI n. 95
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho 47 a 50 cm com tolerância de 1cm
Peso padrão não comenta
Pelagem medianamente longa
Agressividade moderada
Aptidão caça
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média
País de Origem França

 

Clique para ver

 
Epagneul Bréton

A raça nasceu na Vila de Callac (região da Bretanha, França) e o seu mais provável antecessor seria o cão "Oysel", conhecido na Idade Média e sem dúvida uma das mais antigas raças de cães de aponte na França.
Durante o século XIX a pequena nobreza inglesa, possuidora de terras, tinha o hábito de caçar perdizes na França e levavam com eles seus melhores cães-de-tiro, na maioria Seter Inglês, Gordon Seter e Pointers. Esses animais eram comumente deixados aos cuidados dos proprietários da terra até a estação de caça seguinte, o que resultou em um grande número de cruzamentos entre esses cães e um popular spaniel da região. Daí surgiu o grande cão-de-tiro, Spaniel Bretão.
Essa combinação se tornou tão popular que em torno do ano de 1900, diversos cruzamentos planejados foram feitos.
O 1º Campeão da raça foi um cão francês de nome "Max de Callac", de cor branco e fígado. Outro cão de destaque, também oriundo da França, foi "Ska de Saint Tugen" (um tricolor de preto) que também é pai, avô, bisavô de muitos campeões.

O Spaniel Bretão é um ótimo pointer e retriever, sociável com seus semelhantes, companheiro, ideal, sendo equilibrado, franco, doce e inteligente.

A pelagem é relativamente fina, densa, moderadamente franjada, podendo ser lisa ou levemente ondulada.

As cores são branco e laranja, branco e fígado, branco e preto, ou Tricolor - branco, laranja e fígado ou branco laranja e preto e ainda ruão com qualquer dessas cores.

Na aparência geral é um cão de pequeno porte, robusto, muito vigoroso, esperto e de expressão inteligente. As orelhas são pendentes e bem guarnecidas de pêlos. O Spaniel Bretão por vezes nasce anuro (sem cauda) ou quando não, devem ter a cauda amputada em no máximo 10 cm.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!