Características Gerais

Padrão FCI n. 73
Grupo n. 3, Terriers
Tamanho máximo 31 cm
Peso 8 a 9 K
Pelagem longa e dura
Agressividade baixa
Aptidão caça
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação pequena
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Scottish Terrier

A maioria dos amantes do Scottish Terrier acredita piamente que essa raça é a mais antiga de todos os Highland Terriers e que as outras são somente ramificações dele. Sustentam que o Skye Terrier mencionado em antigas histórias e crônicas não era o Skye de hoje em dia, mas sim um predecessor do Scottie e também similar em aparência. Todas essas deduções são muito interessantes e até possíveis, mas não são conclusivas ou definitivas.
Caminhando através da história e nos atendo a fatos conhecidos, o que sabemos é que o Scottish Terrier como ele é hoje vem sendo criado na sua pureza por muito tempo. A primeira exposição a ter uma classe para a raça foi em 1860 em Birminghan, Inglaterra, mas na verdade o que se via não eram Scottish, mas sim Skye, Dandie Dinmont e Yorkshires.
Muitos escoceses que viram estes cães ganhando como se fossem Scottish, ficaram indignados e aproximadamente em 1877 passaram a protestar e discutir o tipo físico e caráter do verdadeiro Scottish Terrier. Depois de muita discussão, em 1880, J.B. Morrison redigiu o padrão da raça que passou a ser oficialmente aceito.

Sua pelagem é dupla, densa com textura de arame e bem assente. O subpêlo é curto, denso e suave que em conjunto com o pêlo forma uma manta bem resistente as intempéries.

A cor pode ser preto, trigueiro ou malhado de qualquer tonalidade.

Na aparência geral ele é atarracado, com a cabeça aparentemente desproporcional, de postura alerta, revelando agilidade e resistência. Graças às pernas curtas e ao tamanho, concentrado e adequado, ele está apto a trabalhar na terra.

A cauda é de inserção alta, tamanho médio, grossa na raiz, afinando suavemente, portada empinada ou ligeiramente inclinada para frente.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!